Biópsias

O que é Biópsia?

A biópsia é um procedimento simples realizado por médicos que consiste na remoção de uma amostra de tecidos do organismo. Após esta remoção, o material extraído é identificado e enviado para um especialista Patologista, que é responsável por todo o processamento do material e análise microscópica do mesmo. Após a realização de tais procedimentos, ele emitirá um laudo histopatológico informando as características do material analisado e chegando a um diagnóstico definitivo da doença e ou alteração em questão.

Qual é a indicação de uma biópsia?

É impressionante verificar como muitos pacientes possuem verdadeiro pavor quando escutam a palavra “biópsia”. Acreditamos que isto ocorra devido a uma carência de maior informação frente a tal procedimento. Na verdade, a biópsia é realizada para diagnosticar todo e qualquer tipo de doença, desde as mais simples como um cisto, por exemplo, até enfermidades graves como um câncer. É importante ressaltar que, na maioria das vezes, o diagnóstico final após a realização da biópsia é compatível com doenças simples que acontecem em grande parte da população. Ou seja, a realização de uma biópsia não está estritamente relacionada com uma lesão suspeita de câncer na maioria dos casos.

 Quanto tempo leva para sair o resultado da biópsia?

Conforme relatado anteriormente, existe uma série de procedimentos técnicos que demanda algum tempo. Geralmente, o tempo decorrido desde a remoção da lesão até o diagnóstico do Patologista gira entre 7 e 14 dias. Todavia, existem lesões de difícil diagnóstico e outras situações (biópsia do osso) nas quais o resultado pode demorar em torno de 1 mês.

Existe alguma contra indicação para se realizar uma biópsia?

Apesar do medo de algumas pessoas, a biópsia deveria ser utilizada rotineiramente para diagnóstico de lesões. Podemos afirmar com certeza que, de maneira geral, não existem grandes preocupações para a realização de uma biópsia. Entretanto, sua realização deve ser feita por um profissional que tenha habilidade para saber retirar o material de forma adequada, pois a escolha da área a ser analisada será importante para a formulação do diagnóstico.