Molusco

É uma infecção freqüente de pele, de origem viral, contagiosa, causada por poxvírus. Afeta principalmente crianças.

Como se desenvolve?
A infecção se dissemina principalmente pelo contato direto de indivíduo a indivíduo. A transmissão sexual não é comum em crianças, como acontece em adolescentes e adultos.

Existem técnicas cirúrgicas não invasivas, de fácil resolução da doença. O paciente deve sempre ser alertado quanto ao aparecimento de novas lesões que estariam em incubação (latentes – sem manifestação clínica). Também dispõe-se de tratamentos medicamentos, cantharidina que ao ser aplicado sobre a lesão do molusco este o destroe sem provocar dor. Exelente para crianças, tratamento aprovado pelo FDA de origem canadense. Pode até ocorrer cura espontânea após evolução prolongada, mas o tratamento é tão eficaz e fácil que não justifica não ser realizado – por não se prever a duração da moléstia e facilidade de transmissão da virose.

Como se previne?
Evitar o contato direto com as lesões de molusco contagioso.

Molluscum

Definition
It is a common skin infection caused by the Molluscum contagious virus, a poxvirus. It affects mainly children. The infection is spread primarily by direct contact from person to person. Sexual transmission is not common in children as in adolescents and adults.

Treatment
There are non-invasive surgical techniques with easy resolution of the disease. The patient should always be warned about the appearance of new lesions that were in incubation (latent – without clinical manifestation). It is also available treatments with drugs (cantharidin) to be applied on the lesion to destroy the Molluscum without causing pain. Excellent for children, it is a treatment approved by FDA of Canadian origin. A spontaneous healing can occur even after long development but the treatment is so effective and easy that does not justify not be done – by not predict how long the disease lasts and the facility of the virus transmission.

Prevention
Avoid the direct contact with the contagious Molluscum lesions.