Preenchimentos

Substâncias orgânicas ou inorgânicas  podem ser injetadas superficial ou profundamente sob a pele para aumentar o tecido subcutâneo. A técnica de preenchimento é um dos mais procurados tratamentos que tem como objetivo remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios ou simplesmente preencher sulcos e rugas.

Indicação

As principais indicações são lábios desproporcionais, finos, irregularidade do contorno, perda de enchimento pela idade, cicatrizes de acne, reposição do volume facial devido a absorção ou deslocamento da gordura subcutânea, preenchimento de sulcos faciais (Ex.: bigode chinês) e repor ou aumentar o volume dos lábios e também alterar sua forma. Promove o rejuvenescimento facial ao restaurar e redefinir os contornos da face e dos lábios.

Informações

O resultado é seguro e rápido. A sessão dura em média trinta minutos, com anestesia tópica. O médico dermatologista precisa ter mãos hábeis e bom senso estético, mediante uma consulta, ele decide pelas substâncias mais adequadas que podem ter efeito permanente  ou serem absorvíveis pelo organismo. Aplicadas no próprio consultório, podem causar hematoma e vermelhidão, que desaparecem  após algumas compressas geladas. O preenchimento dá bons resultados porque estimula o colágeno e o ácido hialurônico perdidos durante o processo de envelhecimento. Esta técnica não pode ser aplicada em mulheres grávidas e que estejam amamentando, em quem tem quelóides e outros problemas de cicatrização.

Ácido Poli-L-Láctico (PLLA)
Preenche sulcos e dá volume, mas o efeito não é imediato. O PLLA provoca uma pequena inflamação na pele que estimula a produção de colágeno – daí a necessidade de três sessões. Traz como bônus mais hidratação e luminosidade para a pele. Como é baixo o risco de alergia, dispensa testes prévios, mas não a anestesia tópica na aplicação. É comum o local ficar levemente aquecido e dolorido por uma semana.

Ácido Hialurônico

O preenchedor usado no Brasil desde o final da década de 80 é bastante seguro. Estudos mostram que menos de 0,3% dos casos apresentam reações persistentes. “Outra vantagem é que não necessita de teste prévio, pode ser realizado com pomada anestésica e os resultados são imediatos.

Polimetilmetacrilato (PMMA)
Gel poliacrilamida com microesfera de acrílico- É um preenchedor definitivo,cerca de dez vezes mais econômico que o ácido hialurônico, porém por ser definitivo estas microesferas podem formar granulomas, isto é, nódulos subcutâneos após anos de procedimento.

Hidroxiapatita de cálcio
Funciona como preenchedor e estimulador de colágeno na pele. Estimula a produção de colágeno na pele e atenua a flacidez, além de restaurar o volume da face perdido com o envelhecimento, especialmente sulco nasogeniano, região malar(bochechas) e contorno de mandíbula. Também pode ser utilizado nas mãos.