Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

Como se desenvolve?
É uma doença não contagiosa, multigênica (muitos genes envolvidos), e em parte dependente de fatores externos. Pode aparecer sob diferentes formas clínicas e diferentes graus da doença. É descrito 30% de incidência familiar. O desencadeamento pode ocorrer em qualquer idade, motivado por influência do meio, alguns medicamentos ou estresse.
Em pessoas com história familiar, o início parece ser mais precoce.

É importante fornecer orientações gerais quando à doença, individualizando o tratamento conforme as características de cada paciente. Lembrar do aspecto não contagioso da doença, dos fatores desencadeantes, tais como estresse, frio, exposição excessiva ao sol, algumas doenças (diabetes não controlada, surtos infecciosos), e uso de alguns medicamentos, e tratamentos através do laser relume.

Casos leves a moderados (75% a 80% dos casos) podem ser controlados com medicação de uso local na pele, devendo sempre ser indicados e controlados pelo médico.

Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicações de uso oral em esquema rotativo, visando o mínimo de efeitos colaterais de cada medicação e uma tolerabilidade maior do paciente com o esquema proposto. A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para a maioria dos pacientes.

Como se previne?
É muito importante esclarecer o paciente sobre a doença: sua evolução, desencadeantes, tratamentos disponíveis e envolvimento emocional. Não se tem ainda como prevenir a psoríase. Cada vez se estuda mais a doença, já com muitos avanços no tratamento, mas ainda é um desafio manter o paciente sem lesões com segurança por muito tempo.

Saiba mais: http://www.psoriasis.org/

Conheça o laser Relume para tratamento da Psoríase: clique aqui.

Description
Psoriasis is an inflammatory benign and chronic disease of the skin related to genetic transmission which requires triggering factors for the emergence or worsening (especially in winter). It affects 1 to 2% of world population and also affects men and women although the start is very early in women. There are two ages which dominate: before 30 and after 50 years and in 15% of cases it appears before ten.

How does it develop?
It is not a contagious disease – MULTIGEN (many genes involved) and partly depends on external factors. It may appear in different forms and different degrees of clinical disease. It is described 30% of familial incidence. The trigger can occur at any age motivated by influence of environment, some medications or stress. In people with family history the beginning seems to be early.

Treatment
It is important to provide guidelines about the disease individualizing treatment according to the characteristics of each patient. Remember the disease is not contagious, the triggering factors such as stress, cold, excessive exposure to sunlight, certain diseases (uncontrolled diabetes, infectious outbreaks) and use of certain medicines and treatments through laser Relume.

Mild to moderate cases (75% to 80% of cases) can be controlled with medication for local use on the skin and should always be indicated and controlled by the physician.

The most severe and extensive cases require a more aggressive and controlled approach with use of oral medications in a rotation aiming  at less side effects of each medication and a greater tolerability of the patient with the proposed scheme. A moderate exposure to sunlight and continuous hydration of the skin are important for most patients.

Prevention
It is very important to clarify the patient about the disease: its evolution, triggers, available treatments and emotional involvement. There is no way to prevent psoriasis yet.
The disease has increasingly been studied with many advances in treatment but it is still a challenge to keep the patient safely without injuries for a long time.