Toxina Botulínica

Marcas de expressão surgem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos.

O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação.

Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento,  a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o foto envelhecimento, tira a elasticidade  e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

A Toxina Botulínica (BOTOX/Dysport®)que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses, não faz nenhum mal, e  pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.

O BOTOX/Dysport® é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas.

O Lifting com BOTOX/Dysport®, é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas  e abre a os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

A duração dos efeitos é de 3 a 6 meses, e depois desaparece. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pelo BOTOX/Dysport® , fica um pouco mais fraco , e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular de antes do tratamento.

A aplicação do BOTOX/Dysport® pode ser então repetida. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses, que é quando o BOTOX/Dysport® deve ser reaplicado.

O retorno do movimento, não significa que o BOTOX/Dysport® deva ser reaplicado imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tônus normal, o que ocorre  ao redor de 5 a 6 meses , nas primeiras aplicações e ao redor de 6 a 8 meses , em pacientes que fazem o tratamento regularmente.

Principais Marcas: Botox, Dysport, Prosigme, Xeomin.