Tratamento Capilar

A queda de cabelo é uma queixa freqüente no dia a dia do dermatologista. O mais importante é identificar se a queda é fisiológica (não decorre de nenhuma doença) ou patológica (neste caso, encaramos como doença).

Normalmente, perdemos cerca de 80-100 fios de cabelo por dia. Quando ocorre aumento deste número teremos o quadro chamado de EFLÚVIO TELÓGENO. Neste caso, o paciente queixa aumento da perda de fios ao penteá-los, lavá-los ou mesmo espalhados pela casa.

Várias causas podem justificar essa perda. As mais comuns são:
• medicamentos;
• deficiência de zinco;
• deficiência de ferro;
• anemia;
• dietas rigorosas;
• colagenoses (doenças como o lupus);
• doenças da tiróide;
• infecções;
• estresse emocional ou físico;
• pós parto;
• pós interrupção de anticoncepcional hormonal;
• pós interrupção de terapia de reposição hormonal;
• dermatite seborréica.

O eflúvio telógeno é classificado em agudo (duração entre três e seis meses) e crônico (duração maior que seis meses). Para detectar a causa, o principal é a avaliação clínica do paciente (história completa e exame físico). Poderemos solicitar exames para complementar a avaliação.

Outra queixa frequente é a rarefação capilar devido a alopécia androgenética, ou calvície. É uma afecção genética que atinge até 80% dos homens e até 50% das mulheres em graus variados. Provoca um afinamento progressivo dos fios, levando a um processo de miniaturização. Ela é resultado da ação no folículo piloso do hormônio di-hidrotestosterona, proveniente da transformação da testosterona através da enzima 5-alfa-redutase.

TRATAMENTO

O tratamento da alopécia androgenética visa retardar ou interromper o processo de afinamento dos fios. Pode ser feito através de medicamentos orais, tópicos e aplicação de laser como drug delivery.

OUTRAS DOENÇAS DE CABELO

• Alopécia Areata;