Micose

Tinhas

Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, às unhas e às mucosas.

A micose superficial que compromete epiderme da face, tronco e membros.

Freqüente em crianças e as lesões se apresentam como pequenas placas isoladas ou múltiplas por vezes confluentes ,contendo papulas e ou vesículas ( bolhas pequenas ) que coçam  , com crescimento centrifugo e descamação central

Como se desenvolve?
São empregadas drogas de uso tópico e ou sistêmico. Ao tratamento tópicos mais empregado são

derivados Imidazólicos, como Isoconazol, Tioconazol, Econazol, Bifonazol e outros, uma a duas vezes ao dia. Quanto ao tratamento sistêmico são mais utilizados o Itraconazol, Terbinafina e Fluconazol

Pitiriase Versicolor

. Micose superficial extremamente comum, mais freqüente nas regiões quentes e úmidas .

. Manchas hipocromicas , avermelhadas , esbranquiçadas ou acastanhadas , com descamação fina, que aparecem mais frequentemente em pescoço, tórax e raízes dos membros superiores ;

. A descamação fica mais evidente ao passar a unha na lesão ou realizar estiramento da pele lesional

Molusco contagioso

É uma infecção freqüente de pele, de origem viral, contagiosa, causada por poxvírus. Afeta principalmente crianças.

Como se desenvolve?
A infecção se dissemina principalmente pelo contato direto de indivíduo a indivíduo. A transmissão sexual não é comum em crianças, como acontece em adolescentes e adultos.

Existem técnicas cirúrgicas não invasivas, de fácil resolução da doença. O paciente deve sempre ser alertado quanto ao aparecimento de novas lesões que estariam em incubação (latentes – sem manifestação clínica). Também dispõe-se de tratamentos medicamentos, cantharidina que ao ser aplicado sobre a lesão do molusco este o destroe sem provocar dor. Exelente para crianças, tratamento aprovado pelo FDA de origem canadense. Pode até ocorrer cura espontânea após evolução prolongada, mas o tratamento é tão eficaz e fácil que não justifica não ser realizado – por não se prever a duração da moléstia e facilidade de transmissão da virose.

Como se previne?
Evitar o contato direto com as lesões de molusco contagioso.