WhatsApp

Urticária

O que é

       
É uma reação na pele que afeta mais de 20% da população em algum momento da vida. Podem aparecer vergões vermelhos, elevados, mudando de tamanho e forma rapidamente. As lesões podem ser mais ou menos localizadas. São chamadas de urticárias agudas aquelas com menos de 30 dias de evolução e urticárias crônicas aquelas com mais de 4 a 6 semanas de evolução.

Como se desenvolve ou se adquire?
A urticária pode ser causada ou desencadeada por alguns alimentos, medicamentos, inalantes, infecções, verminose, doenças sistêmicas, agentes físicos (frio, calor, pressão, luz) e fatores emocionais.

Como se trata?
Nos casos graves, com dificuldade de respirar, o tratamento deve ser uma emergência médica. Nos casos moderados a leves, o tratamento pode ser com medicações por via oral  como antihistaminicos , corticóides ou de alívio dos sintomas com medicações tópicas (de passar na pele). Sempre se deve investigar a causa, na tentativa de evitar o fator desencadeante.

Como se previne?
As orientações gerais são direcionadas na busca da causa do processo, enfatizando sempre a procura do uso de medicamentos, contatos, alimentos ou outros desencadeantes.
Quando for identificado um agente causador, o paciente deve ser informado claramente e orientado a não entrar mais em contato com esse agente, bem como a usar um identificador de alerta (plaquinha de aviso).