Urticária

É uma reação na pele que afeta mais de 20% da população em algum momento da vida. Podem aparecer vergões vermelhos, elevados, mudando de tamanho e forma rapidamente. As lesões podem ser mais ou menos localizadas. São chamadas de urticárias agudas aquelas com menos de 30 dias de evolução e urticárias crônicas aquelas com mais de 4 a 6 semanas de evolução.

Como se desenvolve ou se adquire?
A urticária pode ser causada ou desencadeada por alguns alimentos, medicamentos, inalantes, infecções, verminose, doenças sistêmicas, agentes físicos (frio, calor, pressão, luz) e fatores emocionais.

Nos casos graves, com dificuldade de respirar, o tratamento deve ser uma emergência médica. Nos casos moderados a leves, o tratamento pode ser com medicações por via oral ou de alívio dos sintomas com medicações tópicas (de passar na pele). Sempre se deve investigar a causa, na tentativa de evitar o fator desencadeante.

Como se previne?
As orientações gerais são direcionadas na busca da causa do processo, enfatizando sempre a procura do uso de medicamentos, contatos, alimentos ou outros desencadeantes.
Quando for identificado um agente causador, o paciente deve ser informado claramente e orientado a não entrar mais em contato com esse agente, bem como a usar um identificador de alerta (plaquinha de aviso).

Urticaria

Definition
It is a reaction in the skin also known as nettle rash or hives which affects more than 20% of the population at some point in life. Elevated and red wheals can appear changing in size and shape quickly. The lesions may be more or less localized. Acute Urticaria can last less than 30 days and chronic Urticaria persists for 6 weeks or more.

How to get it
Urticaria may be caused or triggered by certain foods, drugs, inhalants, infections, worms, systemic diseases, physical agents (cold, heat, pressure on the skin, light) and emotional factors.

Treatment
In severe cases with difficulty in breathing the treatment should be a medical emergency. In moderate to mild cases the treatment can be with oral medicines. Cream can also be used topically as an alternative or addition as it has been shown to relieve itchiness. We should always investigate the cause trying to avoid the triggering factor.

Prevention
The guidelines are directed at finding the cause of the process, always emphasizing the demand for the use of medications, contacts, foods or other triggers. When a causative agent is identified the patient should be clearly informed and instructed to not enter into further contact with that agent and using an identifier of a warning (warning label).