Verrugas

É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo. São benignos os de sorotipo 1, 2, 3 e 4. A denominação das verrugas está relacionada ao lugar onde elas se desenvolvem ou ao seu aspecto.

Como se adquire?
As verrugas são de causa infecciosa, transmitindo-se por contato com o vírus causador, contato este que pode variar desde um apertar as mãos até uma relação sexual ou a coçadura de uma lesão estabelecida que propicia a auto-inoculação, também é possível a transmissão através de objetos.

Como se previne?
Previne-se evitando o contato com o vírus. A prevenção é de difícil execução, sendo raro o adulto que já não tenha apresentado algum tipo de verruga.

Tratamento
O tratamento eletivo deve ser iniciado logo no inicio da doença e pode ser utilizado eletrocoagulação, medicação tópica contendo ac. Salicílico, nitrogênio líquido, Laser e Cantharidina tópica (indolor).

Warts
It is a benign tumor caused by viruses (HPV) Pappilomavirus humans. This virus can also cause malignant tumors in the cervix or penis according to type. The benign are the types 1, 2, 3 and 4. The name of warts is related to the place where they develop or to their appearance.

How to get them
Warts are a type of infection and may be passed by contact with the virus which may vary from one shake hands before a sexual relationship to a lesion contact that provides for self-inoculation. It is also possible the transmission through objects.

Prevention
Avoid the contact with the virus. The prevention is difficult to be done and it is rare the adult who has never got it before.

Treatment
The elective treatment should be initiated at the beginning of the disease and can be used electrocoagulation containing local medication of ac. Salicylic, liquid nitrogen, laser and Cantharidina.