Vitiligo

É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo. Também é possível que haja despigmentação do cabelo. É freqüente em 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. O diagnóstico em doentes com patologias oculares é significantemente maior que na população em geral. Eventualmente, o vitiligo surge após traumas ou queimaduras solares.

O que se sente?
Não há descrição de sintomas. A maioria dos pacientes procura o médico pelo transtorno estético que a doença ocasiona, embora há quem consulte em virtude das queimaduras solares nas áreas manifestadas. No início surgem manchas hipocrômicas, depois acrômicas de limites nítidos, geralmente com bordas hiperpigmentadas, com forma e extensão variáveis. Há tendência à distribuição simétrica. As áreas mais comumente afetadas são: punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, ao redor da boca, olhos, cotovelos, joelhos, virilha e antebraços. É raro acometer nas palmas das mãos e plantas dos pés. O vitiligo comumente traz disfunção emocional, tornando necessário o tratamento psicológico.

Para o vitiligo universal, com poucas áreas de pele normal (superior a 50% da superfície cutânea), pode ser proposta a despigmentação das áreas restantes de pele normal. Para pacientes com lesões pequenas, em número reduzido e nas fases iniciais da doença, pode ser proposto tratamento tópico. Nas crianças o resultado costuma ser favorável. Em áreas crômicas localizadas, estando o quadro evolutivo estacionado, têm sido feito enxertos com resultados estéticos relativamente satisfatórios. O uso de filtro solar adequado na pele despigmentada é fundamental para proteger de queimaduras e do dano solar a longo prazo. As lesões de vitiligo queimam-se facilmente e as margens pigmentam-se, tornando maior o contraste. Além disso, a queimadura solar pode aumentar ou desencadear novas lesões. Outro método terapêutico eficaz no vitiligo é a fotoquimioterapia, que é o emprego sistêmico ou tópico de substâncias fotossensibilizantes. O uso de imunomoduladores é utilizado com bons resultados principalmente nas lesões da face. O laser Relume acelera o tratamento estando disponível na Clinica Dermac fazendo com que os resultados sejam observados em tempos mais curtos.

Vitiligo

Definition
It is a disease characterized by depigmentation of the skin forming achromic white patches with well-defined borders and centrifugal growth. It is also possible to occur the depigmentation of hair. It is common in 1% of the population and 30% of cases is familial occurrence. The diagnosis in patients with eye diseases is significantly higher than in the general population. Eventually, the Vitiligo occurs after trauma or sunburn.

Symptoms
There is no description of symptoms. Most patients seek a doctor for aesthetic disorder that it causes or because of the sunburn areas expressed. Hypochromic spots appear at the beginning, then achromic of clear boundaries often with hyperpigmented borders with variable shape and size. There is tendency to symmetrical distribution. The areas most commonly affected are: wrists, back of hands, fingers, armpits, neck, genitalia, around the mouth, eyes, elbows, knees, groin and forearms. It is rarely appear on the palms and soles. The Vitiligo usually brings emotional dysfunction making the necessity to have a psychological support.

Treatment
For universal Vitiligo with few areas of normal skin (over 50% of the skin) may be offered the depigmentation of normal skin. For patients with small lesions, few in number and in the early stages of the disease, topical treatment can be offered. In children the outcome is usually favorable. In chromium located areas with small patches grafts have been done with relatively good aesthetic results. The use of appropriate sunscreen on the depigmented skin is essential to protect against burns and sun damage in the long term. Lesions of Vitiligo burn easily and the borders pigment increasing the contrast. In addition to sunburn can increase or trigger new lesions. Another therapeutic effective method is phototherapy which is the use of systemic or topical photosensitive substances. The use of immunomodulators gets good results especially in lesions of the face. The Relume laser accelerates the treatment and it is available at DERMAC so that the results are seen in a shorter time.