O envelhecimento cutâneo ocorre por fatores naturais e genéticos, associados a fatores ambientais e fotoenvelhecimento. A passagem do tempo acarreta alterações importantes como a diminuição da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, resultando em uma pele seca e desvitalizada.

Com o envelhecimento, a diminuição da gordura subcutânea é outra alteração importante, que leva ao aparecimento de nervos e ossos.

As mãos estão muito expostas às agressões do meio externo por isso, estão sujeitas ao envelhecimento precoce e aparecimento de manchas. Com o avanço da idade, essa área começa a sofrer o processo de flacidez, pela perda de colágeno, deixando a pele mais frágil.

Além de sofrerem modificações devido às variações climáticas, as mãos ainda estão sempre em contato com agentes químicos, como, por exemplo, o detergente, que contribuem para o envelhecimento da região.

Os protetores solares possuem a função de filtrar e bloquear as radiações solares lesivas à pele, ajudando a conservar sua eudermia. A exposição prolongada e excessiva ao sol agride a pele e a deixa enrugada, seca e com manchas. O uso do protetor deve ser diário, e retocado após lavar.

É possível rejuvenescer as mãos?

Além das manchas e rugas, o envelhecimento das mãos leva ao ressecamento e a exposição das veias. Se a aparência das mãos está incomodando, o ideal é procurar um Dermatologista para que ele avalie e identifique quais tratamentos são mais indicados.

Alguns tratamentos:

Laser: a remoção das manchas é feita em algumas sessões e podemos associar diferentes tecnologias para abranger diferentes camadas da pele e obter um melhor resultado. Esse tratamento também contribui para a regeneração da pele. Durante o tratamento é importante evitar tomar sol para não comprometer o resultado e manter as mãos hidratadas. É um tratamento simples e rápido. A quantidade de sessões varia conforme o grau das manchas e o tratamento são feitos com intervalo mensal.

Cremes clareadores: ajudam a uniformizar a coloração e a textura da pele das mãos, mas tendem a ter pouco resultado na diminuição das manchas.

Preenchimento: em alguns casos onde ocorre a perda do volume ou para disfarçar imperfeições pode ser indicada a técnica de preenchimento com ácido hialurônico ou bioestimuladores de colágeno. É um procedimento simples e realizado com anestesia local.

Melhora tanto o volume quanto a qualidade e flacidez da pele.

O cuidado com as mãos vai além de questões estéticas. É importante observar as manchas e ter acompanhamento médico especializado. Um profissional saberá indicar o caminho mais assertivo para obter resultados mais expressivos e ajudar a manter a saúde das mãos.

plugins premium WordPress