WhatsApp

EMT

Dra Janaína Adachi

O QUE É EMT

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), também conhecida como Transcranian Magnetic Stimulation (TMS), é uma técnica de tratamento de desordens neuropsiquiátricas que permite a ativação ou inibição de funções cerebrais, de maneira segura, específica, não invasiva e indolor.

A técnica foi aprovada no Canadá em 2002 e pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA em 2008. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso do aparelho de Estimulação Magnética em março de 2006 e o Conselho Federal de Medicina (CFM) em Maio de 2012.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES CLÍNICAS

. Depressão leve, moderada e grave; . Depressão refratária (resistente);
. Depressão pós-parto;
. Depressão e ansiedade;

. Intolerância a efeitos colaterais de medicamentos*; . Transtorno bipolar (fase depressiva);
. Distimia;
. Alucinações auditivas na esquizofrenia.

Já existem estudos científicos e artigos médicos publicados sobre o uso de EMT em pacientes portadores de enxaqueca, dependência química, fobia social, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), demências, déficits motores pós AVC, dor crônica, fibromialgia, dentre outras patologias.

* gravidez e lactação; insuficiências hepática, renal e cardíaca; pacientes imunossuprimidos e oncológicos; idosos polimedicados.

COMO FUNCIONA

A EMT estimula regiões específicas do córtex cerebral por meio da aplicação de um campo magnético, capaz de gerar mudanças favoráveis e controladas no funcionamento dos neurônios – células do Sistema Nervoso responsáveis pela condução do impulso nervoso

Cada sessão dura cerca de 30 minutos e o número de sessões necessárias para cada paciente será definido pelo médico psiquiatra, conforme protocolo da Anvisa e do CFM.

É importante esclarecer que a EMT não tem qualquer semelhança com a ECT (eletroconvulsoterapia), ou seja, é uma técnica c o m p l e t a m e n t e d i f e r e n t e .

EFEITOS COLATERAIS

As medicações, apesar de necessárias e muito importantes na luta contra as mais diversas doenças psiquiátricas, entre elas a depressão, infelizmente podem ser pouco toleradas devido aos efeitos colaterais que produzem.

BENEFÍCIOS

Alta eficácia e segurança; . Técnica não invasiva, sem necessidade de anestesia e hospitalização;

. Rápida resposta ao tratamento (geralmente após 1 semana de aplicações);
. Possibilidade de diminuição das medicações psiquiátricas;

. As sessões são realizadas por médico psiquiatra especializado em EMT.