WhatsApp

Eczema

Eczema é um tipo de dermatose que costuma apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema. Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele.

Como é feito o tratamento?

Basicamente, o tratamento consiste em criar medidas para aliviar a coceira. Corticosteroides, medicamentos moduladores do sistema imunológico ou terapia com luz ultravioleta podem ser sugeridos dependendo do caso.

O diagnóstico de eczema e sua causa são obtidos por exames clínicos e específicos. O tratamento é realizado de acordo com o tipo de eczema identificado. Além do tratamento específico, são importantes as orientações dadas ao paciente. No eczema atópico e numular é importante fazer a hidratação da pele, o que ajuda a manter a integridade de sua barreira de proteção. Já no eczema de contato e farmacodermia, é preciso evitar o contato com o material que levou à formação do eczema. No eczema de estase, por exemplo, o tratamento da alteração circulatória ajuda a controlar o quadro. 

Pré e pós-tratamento

Para facilitar o tratamento nas fases pré e pós, nossa equipe médica elabora uma série de procedimentos para auxiliar na preparação do procedimento e também na fase de pós-tratamento, indicando o passo a passo para que você obtenha resultados satisfatórios com qualidade e segurança no menor tempo possível.