WhatsApp

Blefaroplastia

PÁLPEBRAS

Vários fatores como envelhecimento, dano causado pela exposição ao Sol, tabagismo e obesidade, podem causar queda das pálpebras, acompanhada de flacidez e evidenciamento das bolsas. Como a pele na região palpebral é mais fina no restante da face, é um dos primeiros locais a apresentar sinais de envelhecimento. A Blefaroplastia ou plástica das pálpebras é hoje um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica, refletindo a importância do olhar na hora de transparecer nosso estado de espírito. É uma cirurgia que trata a flacidez da pele e as bolsas, dando jovialidade ao rosto e mais vivacidade ao olhar.

INDICAÇÕES

Os candidatos ideais a esse procedimento são indivíduos com bom estado geral de saúde, não fumantes, sem condições oftalmológicas que contraindiquem cirurgia e que estão insatisfeitas com a aparência dos olhos. Se você acredita que seu olhar não mais transparece sua vivacidade interior, se está com flacidez na região dos olhos e/ou bolsas acentuadas, essa cirurgia pode corrigir tais situações.

PROCEDIMENTO

O procedimento de blefaroplastia é realizado sob anestesia local com sedação, mas a anestesia geral pode ser usada em casos específicos. Os pacientes podem optar por ter esse procedimento nas pálpebras superiores ou inferiores, ou em ambos. Dependendo das escolhas feitas, o procedimento pode levar de 45 minutos a 2 horas.

A incisão é feita ao longo do vinco natural da pálpebra. Depois que a incisão é feita, podemos reposicionar os depósitos de gordura, apertar os músculos e tecidos ou remover o excesso de pele, a fim de deixar o olho mais jovem e revigorado. A incisão para a pálpebra inferior é feita logo abaixo da linha dos cílios para que o excesso de pele seja removido. Após o procedimento cirúrgico, as incisões são fechadas com suturas e geralmente envoltas em gaze, permitindo a cicatrização da área.

RECUPERAÇÃO

Após o procedimento de blefaroplastia, pode ser recomendado a aplicação de pomada lubrificante e compressas frias para ajudar no processo de cicatrização e minimizar os efeitos colaterais como inchaço, hematomas, irritação ou secura nos olhos. Os olhos também podem ser envolvidos em gaze após o procedimento ser concluído.

Os pacientes geralmente podem retornar ao trabalho dentro de dois dias, mas devem evitar exposição ao Sol, exercícios e atividades extenuantes por pelo menos duas semanas. Inchaço e outros efeitos colaterais geralmente desaparecem dentro de duas semanas após a cirurgia. Instruções específicas sobre como você deve cuidar dos seus olhos após a cirurgia são fornecidas no pós operatório.

RESULTADOS

À medida que o inchaço e os hematomas diminuem, os resultados de um procedimento de blefaroplastia tornam-se mais visíveis e continuarão a melhorar por até um ano após a cirurgia. Este procedimento é projetado para produzir resultados duradouros. Embora a cirurgia não impeça o envelhecimento dos olhos, a maioria dos pacientes fica satisfeita com seus resultados e não procura repetir os procedimentos.

As cicatrizes do procedimento de blefaroplastia são geralmente bem escondidas e desaparecem com o tempo até que sejam praticamente imperceptíveis. A incisão é escondida no sulco da pálpebra em uma blefaroplastia superior e logo abaixo dos cílios em uma blefaroplastia inferior.