Dermatites

DERMATITE  Atopica

É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos.

• Os principais grupos de risco são as crianças, pacientes atópicos (que já apresentam asma e/ou rinite alérgica) ou com história familiar positiva para atopia. Observa em alguns estudos que na fase adulta, as mulheres são mais acometidas e na infância entre os meninos.

Fatores predisponentes :

• Alergia a pólen, mofo, ácaros ou animais
  • Contato com materiais ásperos
  • Pele seca
  • Exposição a irritantes ambientais
  • Exposição à água
  • Fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes
  • Produtos de limpeza
  • Roupas de lã e de tecido sintético
  • Baixa umidade do ar
  • Frio, calor e transpiração intenso
  • Estresse.

Tratamento:

Cremes ou pomadas à base de corticoides; anti-histamínico oral contra coceira; antibióticos orais se houver infecção; imunomoduladores de uso local.

.

DERMATITE SEBORREICA

Inflamação da pele que produz vermelhidão, coceira e descamação nas áreas de maior concentração de glândulas sebáceas no corpo: em torno do nariz, nas sobrancelhas, atrás da orelha, na face e no peito.

No couro cabeludo, pode acarretar a incômoda caspa.

Causas: “Não esclarecidas”

•Clima seco e alterações hormonais pioram os surtos.
•Estresse elevado deflagra os episódios. Essa dermatite atinge 18% da população mundial, a maioria entre 18 e 45 anos.

Tratamento:

. Xampus à base de enxofre, piritionato de zinco e cetoconazol, loções capilares com ácido salicílico, resorcina, ureia e cetoconazol, com ou sem hidrocortisona, além de prescrição de anti-inflamatórios e antifúngicos via oral. Laser de baixa frequência pode ser usado como coadjuvante no tratamento para reduzir a coceira e a descamação.

DERMATITE DE CONTATO

Inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais comumente nas mãos, braços e face. Causando coceira na pele e formação de bolhas que podem estourar formando crostas e descamações. Se a pele não for tratada, poderá escurecer ficando grossa e rachada.

Causas:

•Contato com substâncias que podem ser irritantes. Exemplo: ácidos, materiais alcalinos como sabonetes, detergentes, solventes e outras substâncias químicas.
•Exposição a um determinado material ao qual a pessoa seja hipersensível ou alérgica. Exemplo: fragrância, adesivos, cosméticos, etc.
•Reação a uma substância a que a pessoa seja exposta ou utilize repetitivamente. Neste caso, o indivíduo não precisa necessariamente apresentar uma reação inicial.

O uso repetitivo pode causar uma eventual sensibilização e a reação ao produto (removedores de esmalte para unhas, preservantes usados nas soluções para lentes de contato, metais dos pinos de brincos ou a parte posterior dos relógios).

Tratamento:

Evitar o contato com a substância que desencadeou a reação, além de medicamentos que aliviam os sintomas. O quadro inflamatório deve ser tratado com o uso de corticóides tópicos ou sistêmicos dependendo da gravidade.

A aplicação de cremes hidratantes nas peles secas aumenta sua resistência. Em caso de infecção secundária, faz-se a administração de antibióticos e para aliviar a prurido – anti-histamínicos. Geralmente a dermatite de contato desaparece depois de duas ou três semanas, mas podem recorrer se o antígeno não puder ser identificado ou evitado.