Não há como fugir dos sinais do envelhecimento. Obviamente eles não surgem de uma hora pra outra, mas se tornam cada vez mais evidentes conforme a idade avança. 

Uma das partes do nosso corpo que mais transparecem o nosso amadurecimento físico é a região dos olhos, especialmente a sobrancelha e os cílios e é justamente aí que as linhas de expressão ficam mais expostas. A flacidez da pela nessa região deixa claro aquilo que muitos de nós gostaríamos de esconder ou, na melhor das hipóteses, apenas disfarçar, mas para quase tudo na vida há solução com inovadores tratamentos no campo da dermatologia, como o lifting de supercílio.

Para quem é indicado?

Os pacientes que apresentam queda das sobrancelhas por flacidez e envelhecimento da pele da fronte (testa) ou por características genéticas poderão se beneficiar mais com este procedimento.

Como é feito o lifting de supercílio?

O lifting de supercílio, também conhecido como browlift, revitaliza o olhar, arqueando as sobrancelhas e suavizando o excesso de pele nas pálpebras, devolvendo vitalidade aos olhos e combatendo o aspecto de cansaço ou tristeza que a ação do tempo imprime na pele, proporcionando ao paciente uma aparência mais rejuvenescida.

O principal objetivo do procedimento é corrigir as sobrancelhas caídas e minimizar as linhas de expressão.

Conheça são as técnicas mais utilizadas.

Existem diferentes técnicas para a realização do lifting de supercílio.

O dermatologista vai determinar qual o tratamento mais adequado de acordo com a idade e os objetivos do paciente, além de considerar também a anatomia do rosto para fazer as correções necessárias.

Toxina botulínica

A toxina botulínica age provocando uma paralisia localizada. Aplica-se nos músculos depressores e a própria ação do músculo frontal faz os supercílios se elevarem naturalmente.

Preenchimento com ácido hialurônico

Indicado para elevar os supercílios quando ocorre a queda da porção mais lateral. Ao repor o volume perdido, o ácido hialurônico consegue reposicionar as sobrancelhas e harmonizar o terço superior da face.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação são suturas feitas de material biocompatível que, quando colocadas em pontos estratégicos do rosto, conseguem um efeito lifting imediato. Com o passar do tempo, esse efeito é ainda mais acentuado pela produção de colágeno que ocorre no local.

Browlift

Em alguns casos, a queda de supercílios é mais acentuada e a melhor indicação é cirúrgica. Existem vários tipos de técnicas cirúrgicas, sendo o browlift uma das mais indicadas. O browlift utiliza incisões pequenas acima da sobrancelha para realizar o lifting.

Lift endoscópico

A cirurgia é feita através de cinco pequenas incisões de 1 a 4 cm escondidas entre os cabelos. Ao levantar o supercílio é possível enfraquecer os músculos locais para o efeito de Botox permanente.

Fox eyes

Já para a técnica fox eyes, ou olhos de raposa, que é o lifting excessivo da cauda da sobrancelha, podem ser utilizados os fios de PDO.

Embora a técnica seja uma tendência atualmente, ela não é indicada para todo paciente. Cabe ao profissional avaliar sua aplicação.

Existem limitações?

Sim. Apesar disso, o lifting de supercílio produz uma boa melhora na aparência facial, principalmente no olhar. Porém, não consegue impedir o processo de envelhecimento, sendo que o seu resultado será gradativamente perdido com o passar dos anos.

Este tratamento sozinho não retira manchas e nem rejuvenesce os terços inferiores da face, nariz ou o pescoço. Para isso seria necessário a associação de outros procedimentos.

Lembrando que cada paciente tem suas próprias características e necessidades, fazendo com que os resultados e a recuperação sejam diferentes para cada pessoa.

Recuperação no pós-operatório.

Durante os dois primeiros dias, o paciente deve manter a cabeça elevada para evitar inchaços. A cicatrização completa dura cerca de duas semanas, mas o paciente não precisa interromper as atividades cotidianas durante esse tempo, apenas evitar tomar sol e fazer esforços físicos.

Confira as perguntas mais comuns sobre o lifting de supercílios:

1) Para quem é indicado o lifting de supercílio?

O procedimento é ideal para homens e mulheres que apresentam queda das sobrancelhas por flacidez e envelhecimento da pele da fronte (testa) ou por características genéticas.

2) Quais são os cuidados que devemos ter depois da cirurgia?

Na maioria dos casos os dermatologistas recomendam os seguintes  procedimentos para garantir uma recuperação mais confortável e segura:

4) O lifting de supercílio é caro?

  • Evitar maquiagem no dia da cirurgia;
  • Manter cabeceira elevada nos primeiros sete dias para minimizar inchaço local;
  • Fazer compressas geladas sobre a área operada também para ajudar a controlar o inchaço;
  • Evitar esforços físicos até liberação médica;
  • Evitar exposição ao sol e, se necessário, usar chapéus e óculos escuros até completa absorção de equimoses (manchas roxas).

3) O lifting de supercílio deixa cicatrizes?

As incisões e cicatrizes são mínimas e podem ficar na sobrancelha junto aos pelos, no alto das regiões temporais junto aos cabelos ou mesmo dentro do couro cabeludo, sendo cobertas pelos.

O valor é definido após avaliação médica, que irá determinar o grau de flacidez dos supercílios e estabelecer o diagnóstico apropriado. Fontes: Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

plugins premium WordPress