O skincare se tornou o queridinho das mulheres que amam cuidar da pele. O termo em inglês significa cuidados com a pele e diz respeito à rotina diária que você deve ter para manter uma pele saudável, hidratada, suave, luminosa e jovem por mais tempo.

Os dermatologistas indicam que esse cuidado deve ser feito o quanto antes, para prevenir os sinais do envelhecimento precoce. Mas se você pretende iniciar uma rotina de skincare agora e não sabe muito bem por onde começar confira este conteúdo que tem dicas incríveis.

Quer saber como desenvolver o seu próprio skincare?

Descubra lendo este post!

Qual é a melhor idade para começar a cuidar pele?

Muita gente começa a cuidar da pele ainda na adolescência, logo na fase da puberdade, por conta da acne. Outras pessoas iniciam esse cuidado somente quando começam a notar os primeiros sinais de envelhecimento na pele – sejam manchas, rugas ou flacidez. Entretanto, o ideal é que a rotina de skincare se inicie antes dos 20, momento em que a produção de colágeno começa a diminuir.

10 benefícios do skincare:

  • Previne o surgimento de cravos e espinhas;
  • Evita o ressecamento da pele;
  • Remove as células mortas e estimula a renovação da pele;
  • Contribui para a redução e o controle da oleosidade;
  • Uniformiza a pele;
  • Combate os principais sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão;
  • Facilita a desintoxicação da pele;
  • Diminui as manchas na pele causadas por acne e outros fatores;
  • Promove a hidratação do rosto;
  • Garante a sensação de pele macia e aveludada.

Uma rotina que você vai adorar.

Para conseguir ter todos os benefícios da skincare, é importante que na rotina de cuidados sejam utilizados produtos de acordo com o tipo de pele da pessoa, ou seja, se é seca, normal, mista ou oleosa, se apresenta ou não sensibilidade e se tem maior facilidade de surgimento de acne. Veja como saber qual o seu tipo de pele.

Limpeza

A limpeza do rosto é essencial para manter a pele saudável, permitir a regeneração celular e potencializar a ação dos produtos que são aplicados no rosto. Uma limpeza correta remove as impurezas, oleosidade em excesso, sujidade e poluição acumulada durante o dia, as células mortas e a maquiagem.

A limpeza pode ser feita com gel de limpeza, leite de limpeza ou água micelar, adaptado ao tipo de pele, sendo importante passar um tônico no final, que ajuda a remover os vestígios de impurezas, tonifica a pele, diminui o tamanho dos poros e prepara a pele para receber os ingredientes ativos.

IMPORTANTE: os produtos de limpeza devem ser aplicados duas vezes ao dia, de manhã e à noite, antes da hidratação!

Esfoliação

A esfoliação é um passo muito importante, porque ajuda a remover as células mortas, a desobstruir os poros e a promover a renovação celular.

Durante muito tempo, aconselhou-se a fazer este passo apenas 2 vezes por semana, de forma a não agredir a pele. Porém, já existem produtos mais suaves com partículas menores, que permitem que este cuidado seja feito todos os dias, sem serem abrasivos para a pele.

Além dos esfoliantes físicos, que são aqueles que têm microesferas na composição, existem ainda os esfoliantes químicos, com alfa hidroxiácidos, como o ácido glicólico ou ácido láctico, que podem ser aplicados diariamente ou de acordo com a orientação do dermatologista.

Sérum

O sérum é um dos mais importantes na rotina de cuidados da pele, porque tem os componentes ativos mais concentrados, em comparação aos cremes, e penetram em maior profundidade na pele, permitindo um tratamento mais eficaz.

O sérum pode ter ação hidratante, antioxidante, antienvelhecimento ou antimanchas, por exemplo, e deve ser escolhido tendo em conta a preocupação da pessoa em relação à sua pele.

Creme para os olhos

Os cremes para os olhos servem para hidratar e proteger a região ocular, assim como prevenir o envelhecimento e evitar o surgimento de bolsas nos olhos e olheiras. Estes produtos têm uma textura mais fina que os cremes de rosto, sendo mais facilmente absorvidos pela pele.

O creme para os olhos deve ser aplicado de manhã e à noite, na região óssea do contorno dos olhos, com toques suaves.

Creme hidratante

O creme de dia e/ou de noite serve para hidratar, nutrir e proteger a pele contra as agressões externas, tais como a poluição. O creme de dia deve ter filtro solar ou deve ser seguido da aplicação de um protetor solar.

Este produto deve ser aplicado no rosto, pescoço e colo, evitando a região dos olhos, depois de fazer a limpeza e de aplicar o sérum.

Está gostando do conteúdo?

Siga em frente com a leitura porque tem mais dicas incríveis para você cuidar da pele!

Skincare para iniciantes em 5 passos:

1º passo

Invista em um cuidado de limpeza adequado para a sua pele.

Lavar o rosto é o primeiro passo para ter uma pele mais bonita e saudável. Praticando esse cuidado todos os dias, de manhã e à noite, é possível evitar o acúmulo de oleosidade, bactérias, sujeira, resíduos e, consequentemente, a obstrução dos poros que pode levar à formação de cravos e espinhas (acne). Além disso, a falta de higiene também pode deixar seu rosto irritado e sensível. Neste caso, o ideal é investir em um produto específico de acordo com as características da sua pele:

Oleosa a mista: um gel de limpeza com ativos que previnem a alta produção de sebo e a formação de acne e cravos.

Seca a normal: uma loção de limpeza que além de limpar a pele, também nutre e protege a região, devolvendo a sua flexibilidade e suavidade natural.

2º passo

Depois de lavar, é importante preparar a pele para receber os tratamentos.

Depois da limpeza, vale preparar a pele para receber os dermocosméticos de tratamento. Aposte num fortalecedor diário com textura em sérum ou numa água termal para deixar o rosto pronto para os próximos passos.

3º passo

Aplique o seu tratamento!

Não sabe por onde começar para tratar a pele? A vitamina C é sempre um bom começo, para qualquer tipo de pele. Além de ser antioxidante, ou seja, ajudar a prevenir os sinais do envelhecimento cutâneo, ela ainda dá mais viço à pele, melhora a sua textura e uniformiza o tom.

Oleosa a mista: aposte num sérum específico para pele oleosa.

4º passo

Agora é hora de hidratar!

É neste momento que você devolve a maciez à pele, mantendo a barreira de proteção fortalecida. Use um hidratante facial que ajude a fortalecer essa barreira, aumentando a luminosidade da pele e que ainda controle o excesso de oleosidade. Ativos prebióticos também são bem-vindos nesta etapa!

5º passo

Use um protetor solar que se adapte bem à sua pele.

Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que aplicar um protetor solar para manter seu rosto seguro contra os danos dos raios ultravioleta. Além do FPS igual ou acima de 30, de preferência, o produto também precisa ter amplo espectro de proteção, protegendo tanto dos raios UVB quanto dos raios UVA, textura agradável, boa absorção e ações que ajudem a tratar e ao mesmo tempo proteger seu tipo de pele:

Oleosa a mista: finalize usando um filtro solar com toque seco e que tenha tecnologia inteligente de controle de oleosidade.

Seca e normal: prefira um protetor solar com textura loção fluida e ação hidratante duradoura.

Lembre-se: o skincare é para todos os dias!

Para proteger mais ainda sua pele, você também pode investir em um protetor solar com cor de alta cobertura, se preferir. Com ele, é possível agilizar sua rotina, já que o produto substitui a base na maquiagem.

Fonte: Tua Saúde e Derma Club.

Não se esqueça que é essencial adotar este hábito todos os dias, mesmo quando vai ficar em locais fechados!

Gostou de saber mais sobre o assunto?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos!

Depois de ter lido este post, esperamos que você tenha tirados todas as suas dúvidas e comece já a criar a sua rotina de skincare com sucesso!

Venha para a Clínica Dermac!

plugins premium WordPress